quinta-feira, 20 de junho de 2013

As crenças que nos guiam ainda fazem sentido para nós?















Como humanidade viemos sedimentando, por milênios, crenças do que era certo e do que era errado. De tão fortes elas não só nos pareciam verdadeiras, como nem as questionávamos. De tão reais elas tomaram até forma física que formataram a nossa forma de ver o mundo e nossas avaliações sobre quase tudo: o que é bom, o que é ruim, o que é bonito, o que é feio, o que é doce, o que é amargo, o que é fraco, o que é forte e por aí vai.

Há séculos que essas crenças estão sendo questionadas, porém como a massa que seguia o modelo absorvido era maior, os questionamentos foram reprimidos, embora cumpriram sua função ao colocar esses questionamentos aos poucos, no nossos corações e mentes.

Só para considerar a história moderna e recente, as duas Guerras Mundiais trouxeram mudanças significativas para a humanidade, entre elas, a saída das mulheres do espaço privado e reservado - o lar - ao qual estavam restritas, por vontade própria ou não, para irem às fábricas costurarem uniformes. As guerras acabaram e elas nunca mais voltaram para casa.

Focando nos aspectos da identidade feminina e masculina, tema principal do nossos estudos dos Movimentos Humanos, essa invasão territorial das mulheres dentro do espaço público contribuiu em muito, à quebra de crenças estruturais que regiam as nossas verdades. 


Como por milênios acostumamos a nos sentir seguros através dos condicionamentos externos, a quebra de crenças estruturais abalaram nossa segurança e trouxeram o medo para nossos corações: não sabemos mais o que é certo nem o que é errado. 



É um momento delicado, difícil, dolorido. Muitas coisas que a gente dava valor e até lutou por elas serão, ainda, realmente verdadeiras dentro de nós? O momento para muitos é de fragilidade. Porém, não aprendemos a ser frágeis. Não é valorizado ser frágil. Na insegurança e instabilidade, o medo se instala.


Quando o medo se instala, um caminho confortável é voltar ao passado, na busca de referências que nos acalmem. Procurar os parâmetros que nos digam o que é certo, o que é errado. Sob esta ótica, religiões, crenças e doutrinas que nos dizem para 'retomar' o que foi perdido e nos oferecem modelos formatados do que é certo e errado socialmente, crescem. No medo, a volta ao passado é o caminho mais sedutor e fácil de seguir, seja pela insegurança, seja pela nossa rigidez que evita abrirmos mão das nossas crenças e nossas verdades.

Para outros, o caminho é ficar no limbo. Acuados, sem saber como lidar com a nova realidade. Voltar ao passado não faz sentido, porém o novo tampouco faz tanto sentido assim. Não estamos tão convencidos dele. Para podermos viver com certa tranquilidade muitos de nós optamos pelo caminho do 'politicamente correto', mas não necessariamente essa atitude e comportamento refletem um sentimento genuíno interno de aceitação do novo. Até nesse momento somos massa, agimos como massa.

Para outros de nós ainda, geralmente poucos, cabe a aventura do novo. É o caminho mais difícil e solitário; mas, provavelmente mais curador. Na experiência há conhecimento, e com conhecimento e experiência, temos como ganho o reconhecimento do que é verdadeiro dentro de nós. Se abrir para o novo significa conhecer novidades, se colocar na posição de aprendiz, deixar que o novo seja uma real possibilidade. Se permitir deixar, com amor, para atrás, crenças até então estoicas.  


Estamos num momento especial da humanidade. Acreditamos que seja um dos poucos em que exista informação e conhecimento disponível suficiente para cada um de nós decidir quais são as crenças que vamos seguir: as que vem do passado? as que se mostram futuro? ou vamos olhar para dentro, para nossa essência, para nosso Sentir, e decidir as crenças que estejam mais alinhadas com o nosso ser e nos permitam viver a vida mais genuína e autêntica que nos seja possível, num mundo em sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário