sábado, 1 de fevereiro de 2014

O ciclo da vida


Reiniciamos nosso blog de 2014 no último dia do ano da Serpente porque como aprendi de uma sábia amiga "é no anoitecer do último dia que tudo se inicia". 

O ciclo da vida entrou naturalmente na minha pauta de reflexão quando saía de um hospital e, entanto esperava o carro, observava as pessoas em minha volta: velhos senhores e seus filhos na estressante rotina de entra-sai de hospitais no fim de vida; mulheres grávidas algumas jovens, outras nem tanto; bebês recém nascidos no colo de pais abobalhados com o milagre da criação. Me foquei no bebê e seus pais inexperientes e ao mesmo tempo num senhor de idade avançada, sentado numa cadeira de rodas puxada pelo filho. Difícil compreender que tudo faz parte do mesmo ciclo de vida. 

Nesse ciclo de vida, cada momento vivido com consciência torna-se um degrau para a próxima etapa. E para que a próxima etapa se estabeleça com plenitude, deve-se abrir mão da anterior. Ao mesmo tempo, devemos ter consciência que a nova só é possível porque houve a anterior. É isso que significa a expressão que inicia este post "é no anoitecer do último dia que tudo se inicia". A etapa anterior marca de forma indelével como será a próxima. E a próxima chega quando abrimos espaço para o novo. 

É sobre isto que iremos falar nesta nossa primeira semana do ano do Cavalo para que cavalguemos juntos nos movimentos humanos que todos nós estamos co-criando.

bom final de semana!




Nenhum comentário:

Postar um comentário